terça-feira, 20 de janeiro de 2009

Dia da Escola...

Hoje, dia 20 de Janeiro, comemora-se o Dia da Escola.
Aos alunos da nossa escola, juntaram-se os restantes alunos do concelho, como já vem sendo hábito.
Assim, de forma a fazer deste um dia diferente, organizaram-se várias actividades: ateliês, peças de teatro, espectáculos de dança, exposições, a desfiles e concursos de chapéus.
Todos os núcleos da escola têm estado envolvidos nas actividades em curso.
Esta comemoração conta, ainda, com o apoio da Câmara Municipal de Mértola.

Achado Arqueológico em Mértola

Durante as obras de remodelação do eixo comercial foram encontrados na Vila Museu vários vestígios arqueológicos.
A maior surpresa foi descobrir parte das ruínas de um edifício que data do séc. VI d.C., na rua Dr. Afonso Costa, junto à GNR. As escavações estão a cargo do Campo Arqueológico de Mértola, dirigidas pelo arqueólogo Cláudio Torres.
Ao que tudo indica, trata-se de um mausoléu ou um martyrium, ou seja, de um edifício funerário onde eram sepultados comerciantes com um elevado poder económico, de origem grega. A par de sepulturas cristãs foram ainda descobertas várias peças de cerâmica que, apesar de não terem um uso funerário devido ao seu elevado valor, acabaram por ser utilizadas para esse fim.
Nestas escavações foram ainda encontradas várias lápides com inscrições paleocristãs, que perfazem metade do espólio nacional, ou seja, foram encontradas cerca de 90 placas.
Este edifício mortuário situava-se fora da Vila pois, no tempo em que foi construído, fazia-se uma grande distinção entre a cidade dos vivos e a cidade dos mortos.
Ao longo de todo o eixo comercial, foram encontrados vestígios dos nossos antepassados.
Primeiramente, foram encontradas sepulturas e um Ustrinun que servia para cremar os corpos. As cinzas eram inseridas dentro de um pote e em seguida, colocados nas sepulturas. Estes vestígios foram encontrados perto das instalações dos CTT.
Na mesma zona, foi ainda encontrada uma muralha com cerca de três metros de espessura e altura.
Posteriormente foram encontradas cerca de 40 sepulturas, próximo do Banco Millenium BCP.
Estes vestígios vieram reafirmar a importância da vila de Mértola no passado, pois esta, como cidade comercial e última cidade do Mediterrâneo, conseguia continuar a expandir-se, quando, no resto da Europa, todas as outras cidades se encontravam em declínio.
A musealização do mausoléu é já uma certeza devido à raridade do monumento, visto que não há nada semelhante em toda a Península Ibérica ou a Ocidente do Mediterrâneo. No entanto, até o projecto estar concluído e serem atribuídos financiamentos, o achado irá ser coberto com areia e tuvenam e o plano de remodelação da rua irá ser finalizado, de acordo com o que estava inicialmente planeado.
Assim que os financiamentos forem atribuídos será construído um viaduto sobre o monumento acima referido, para se construir o museu a céu aberto e, desta forma, se conciliar o passado com as necessidades do presente.





E assim nasce um novo blog...

No decorrer do nosso trabalho, surgiu-nos a oportunidade de ter uma visita guiada aos já tão falados achados arqueológicos na nossa vila.
Nessa mesma visita, ficámos a perceber quão importante era Mértola no passado. Assim, decidimos criar este blog de modo a relatar, um pouco, dessa tão grande História.
Vamos ainda apresentar algumas das novidades que ocorrerem na nossa escola e até mesmo no concelho.

Esperemos que goste :)