"Mértola mais perto de Espanha
A nova ponte luso-espanhola que ligará o Pomarão (Mértola) a El Granado (Huelva), uma reclamação antiga das populações raianas e autoridades locais, vai ser inaugurada a 26 de Fevereiro.
"As obras de construção deverão terminar em meados de Fevereiro e a ponte vai ser inaugurada e abrir ao trânsito dia 26", disse o presidente do município de Mértola, Jorge Rosa, à agência Lusa.
Até meados de Fevereiro, também irão terminar as obras de alargamento e repavimentação da Estrada Municipal 514, que permite o acesso à ponte do lado português, indicou o autarca.
Trata-se de uma ponte internacional "há muito reclamada pelas populações" e "muito importante", porque vai permitir "uma ligação mais rápida" e "reavivar e potenciar as trocas comerciais, sociais e culturais" entre os dois lados da fronteira, frisou.
"A nova ponte vai atrair mais visitantes espanhóis a Mértola e, desta forma, dinamizar o turismo no concelho", estimou Jorge Rosa.
Através da ponte, precisou, Mértola vai ficar "a cerca de 20 minutos de El Granado", a primeira localidade no lado espanhol, e a "75 quilómetros de Huelva, menos 45 do que actualmente, indo até ao Algarve para entrar em Espanha pela Ponte Internacional do Guadiana, perto de Vila Real de Santo António".
A nova ligação transfronteiriça, construída a jusante do paredão da Barragem do Chança, tem 140 metros de cumprimento e 11 de largura e duas faixas de rodagem.
Como "curiosidade", assinalou Jorge Rosa, a ponte tem "um vão de 70 metros entre pilares, o maior em pontes pré-fabricadas na Península Ibérica" e que vai ser registado nos recordes do Guinness.
Orçada em 2,5 milhões de euros, a construção da ponte foi financiada em 75 por cento através do programa comunitário Interreg III, sendo a restante verba assegurada em partes iguais pela Câmara de Mértola e pela Diputación de Huelva.
Os dois municípios, disse Jorge Rosa, vão lançar um concurso de ideias, que irá decorrer durante os próximos 10 dias, para escolher o nome da ponte.
A construção da ponte, cujo início chegou a estar previsto para Maio de 2005, arrancou no final de Abril de 2008, após vários atrasos, devido à necessidade de estudos de impacte ambiental, "burocracias no processo de licenciamento" e "exigências de associações ambientalistas espanholas".
Entretanto, foi preciso esperar pela declaração de utilidade pública que faltava para a Diputación de Huelva poder avançar com a obra e que só foi aprovada pelo governo espanhol a 15 de Fevereiro de 2008.
O projecto da ponte inclui a construção, no lado espanhol, de cinco corredores ecológicos, um para o lince-ibérico e quatro para cervídeos, como o veado.
A construção da ponte entre o Pomarão e El Granado faz parte das conexões viárias de Huelva, Baixo Alentejo e Algarve, com financiamento da União Europeia, através do programa Interreg.
Este projecto inclui ainda a construção de outras duas novas pontes luso-espanholas, uma para ligar o concelho de Serpa (Beja) ao município de Paymogo (Huelva) e a outra ligará Alcoutim (Faro) a Sanlúcar del Guadiana (Huelva). "
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quinta-feira, 19 de fevereiro de 2009
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